quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
VEREADORES DE LAJEADO SÃO FAVORÁVEIS À "FICHA SUJA"
Nos dois casos, o impedimento seria desde a decisão até o transcurso do prazo de oito anos do cumprimento da pena. Com a ausência de Eloede Conzatti (PT), que participa em Brasília (DF) da 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Mulher, a oposição não conseguiu maioria, já que ao contrário de situações anteriores, Delmar Portz votou com o governo.
Estes são os Vereadores que votaram a favor da "FICHA SUJA".
Waldir Blau - PP- Lorival Silveira - PPCIRIO SCHNEIDER - PP- DELMAR PORTZ - PSDB -PAULO TORI - PPL
Portz reconheceu a intenção moralizadora da proposta, mas questionou: “Quem é ficha limpa?”. Relatou o caso em que foi condenado por dano moral recentemente, em que reafirmou ter sido ele o agredido. “Se eu apelar ao Tribunal de Justiça, sou ficha suja. Assim não dá para aprovar o projeto.”
Waldir Blau (PP), que também foi condenado em processo movido por funcionária do Hospital Bruno Born, lembrou o caso. Disse que foi à casa de saúde para defender um cidadão e criticou o administrador da instituição, o qual, segundo ele, “não é bom caráter”. “Por sermos políticos, muitas pessoas querem ganhar em cima da gente”, afirmou.
Para Kniphoff, a aprovação do projeto seria uma oportunidade de os vereadores mudarem o perfil do trabalhador público daqui para a frente. “O que se busca hoje é uma luta verdadeira pela ética no serviço público”, declarou o petista antes de ver rejeitada sua intenção.
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
KNIPHOFF COMEMORA APROVAÇÃO DE MAIS DE R$ 1.000.000,00 PARA O ORÇAMENTO DE 2012
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Sergio Kniphoff
Foto do Dr. Dailello extraida do Blog da Laura
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE FORNECIMENTO DE ÁGUA E TRATAMENTO DE ESGOTO REUNIU CERCA DE 200 PESSOAS EM CONVENTOS
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
KNIPHOFF QUER LEGALIZAR, PARA ACABAR COM OS "CABRITOS"
O Parlamentar ressaltou que, hoje, sem amparo legal, diversas pessoas ao construírem sua casa própria procuram estes serviços junto ao Executivo e acabam pagando pelos mesmos, diretamente a funcionários mal intencionados.
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Kniphoff questiona gerenciamento do rotativo
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
VAMOS EVITAR UM CRIME.
Ouça a entrevista completa no lick abaixo;
http://www.independente.com.br/player.php?cod=18460
Portanto, será retirado cascalho do Rio Taquari para ser usado nas obras do Município. O local, no Bairro Carneiros, é a única praia do nosso Rio.
Estranho. Muito estranho.
Muito precisa ser explicado.
Esta área faz parte do Corredor Ecológico!
Atenção Dra. Mônica Maranghelli de Avila, contamos com o seu valoroso trabalho nesta nova empreitada.
Veja, nas fotos baixo, a localização exata do crime contra o Meio Ambiente, anunciado ao vivo, pelo Governo do PP, que diz ter "Compromisso com a Comunidade".
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
NO MEIO DO CAMINHO TEM UM POSTE
Tem um poste no meio do caminho.
Tem um poste.
No meio do caminho tem um poste.
Ressaltando que esta calçada foi propagada pelo Executivo como modelo de acessibilidade, mas observem, nas fotos abaixo, os postes sobre a faixa destinada para deficientes visuais e dentro das rampas para cadeirantes.
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
KNIPHOFF QUER QUE PREFEITURA EXPLIQUE INTENÇÃO DE PRIVATIZAR ÁGUA DE LAJEADO
Kniphoff fez questão de afirmar, desde já, sua posição veementemente contrária à privatização desse serviço que leva um bem indispensável à vida até a casa de todos os lajeadenses. “Temos diversos exemplos de países que privatizaram esse serviço e hoje, se pudessem, voltariam atrás”, ressaltou.
O Vereador durante seu pronunciamento exemplificou que na cidade de Uruguaiana os serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto cloacal foram recentemente privatizados e a tarifa mínima de R$ 17,00, que anteriormente correspondia a um consumo de até 10m³, hoje, continua neste valor, porém dá o direito ao consumidor gastar apenas 3m³, sendo o restante cobrado como excesso. “Além desses valores é cobrado mais 70% sobre o consumo total como taxa de tratamento de esgoto e não queremos que esses abusos aconteçam também em Lajeado” finalizou.
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Kniphoff lamenta recolhimento de "Carro Elétrico"
Kniphoff escreveu:
"Sem querer comparar: No dia que se chora a morte de Steve Jobs, guincham o carro elétrico em Lajeado - punição a alguém que se atreveu a ousar - ".
AUTORITÁRIO, MOZART LOPES, POR TELEFONE, ORDENA SUBORDINADO A NEGAR INFORMAÇÕES PARA KNIPHOFF
Ao chegarem no local, como o Secretário Mozart Lopes não se encontrava, Kniphoff e Adriel foram encaminhados pelas recepcionistas até o responsável pelo monitoramento das máquinas e caminhões da SOSUR.
No momento que o funcionário começava a responder os questionamentos, seu telefone celular tocou. O funcionário, educadamente pediu licença para atender e após desligar o telefone, disse que acabara de receber a ordem de seu chefe, o Secretário Mozart Lopes, para não repassar nenhuma informação aos vereadores. Kniphoff, em vão, tentou argumentar que estava a trabalho e como Vereador tem assegurado o direito de buscar todas as informações necessárias para exercer o papel fiscalizador que cabe ao Parlamentar.
Kniphoff e Adriel saíram da Secretaria de Obras de mãos vazias, porém cheios de certeza que muitas coisas que acontecem naquela repartição, ao contrário do que pensa Mozart Lopes, precisam ser esclarecidas para a população. Não havendo outra alternativa para ter acesso às informações, Kniphoff vê uma CPI como única solução.
A foto abaixo registra a retroescavadeira placas IIS 1173, de propriedade do Município de Lajeado, que permaneceu, durante a noite do dia 11 para 12 de julho último, sem vigilância, em um terreno localizado na Rua Leopoldo Kunzler s/n, próximo à RST 421, Bairro Conventos.
No final da tarde do dia 11 a referida máquina estragou enquanto realizava terraplanagem em propriedade particular e sem autorização legislativa para tanto.
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
FARRA COM DINHEIRO DO CONTRIBUINTE...PECULATO EM PLENA LUZ DO DIA
Além da assinatura do autor, o requerimento já conta com assinaturas dos Vereadores Adriel e Antônio Schefer.
Tem-se como fato determinante, a documentação fotográfica e testemunhal de desvio de finalidade de máquinas e Funcionários Públicos Municipais realizando serviços de terraplanagem em área particular, localizada na BR 386 nesta cidade, no último sábado dia 17 de setembro, sem aprovação através de Lei de Incentivo, bem como denuncias recebidas, dando conta de irregularidades que vem ocorrendo em relação aos incentivos aprovados para diversas empresas de nosso Município em forma de “horas máquina e caminhão”.
A sequencia de fotos abaixo mostra caminhões, máquinas e funcionários da Prefeitura de Lajeado realizando serviço de terraplanagem/retirada de terra de um terreno de propriedade de um irmão do vice-prefeito Sidnei Zen, localizado em frente ao Guincho Sansão.
Parte dessa terra foi levada para uma chácara particular, localizada no bairro Floresta. É assim que a Administração do PP gasta o dinheiro dos nossos impostos.
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
KNIPHOFF COBRA SOLUÇÃO PARA “BURAQUEIRA” NAS RUAS DE LAJEADO
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
KNIPHOFF: "ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL É SURDA"
Kniphoff colocou que é demagogia a prefeitura promover um mutirão a cada 4 anos nos bairros de Lajeado, com ocorreu na última semana no bairro Conservas, onde foram pintados os cordões das calçadas, recolhido lixo acumulada nas esquinas e feitas algumas roçadas.
“A presença do poder público em toda a cidade, mas, principalmente nas áreas mais carentes, precisa ser forte, planejada e continuada”, disse o edil.
O petista afirmou ainda que o governo do PP que já esteve à frente da prefeitura com Petry, Schumacher e atualmente com Carmen Regina, é um governo desoxigenado, cansado e incapaz de resolver um simples problema como a colocação de uma parada de ônibus.
“Esse abrigo localizdo na Benjamin Constant, bem próximo à Câmara de Vereadores, já mudou de lugar diversas vezes e ainda está mal localizado. São usuários, moradores e comerciantes que, em coro, reclamam”, concluiu Kniphoff.
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
KNIPHOFF QUER QUE PREFEITURA FIRME CONVÊNIO COM A CENTRAL
O Parlamentar, em seu pronunciamento, lembrou que a Prefeitura Municipal de Lajeado manteve convênio com a Central por muitos anos, sendo que hoje, a entidade, através de sua nova direção, melhorou substancialmente a qualidade de suas instalações e atendimento, se comparada ao final da gestão anterior
“Se o convenio era possível anteriormente, em condições piores que as atuais e hoje está suspenso, queremos acreditar que, com vontade política de Municipalidade, pode sim, ser retomado”, ressaltou o edil.
A atual direção da Central tem seus trabalhos supervisionados por uma Comissão formada por representantes da Promotoria Pública, Policia Civil, Brigada Militar, Câmara de Vereadores, Poder Judiciário, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Entorpecentes, Secretaria Estadual da Saúde e também do próprio Poder Executivo Municipal, sendo presidida pelo arquiteto Jeferson Queiroz.
“É de suma importância a parceria do Município de Lajeado e a Central, tendo em vista o aumento de dependentes de álcool e drogas, a cada dia, em nossa cidade”, finalizou Kniphoff.
quarta-feira, 20 de julho de 2011
KNIPHOFF PROPÕE PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO EM LAJEADO
“É uma das obrigações do vereador, apresentar propostas de Leis que venham ao encontro, justamente, daquele cidadão que, por um ou outro fato, não conseguiu atingir a plena cidadania, e, entendemos que somente com educação, trabalho e renda, haverá a possibilidade de buscar esta condição”,afirmou Kniphoff’.
Kniphoff enfatizou ainda, que o excelente momento que a economia atravessa, pode ser visto como um elemento facilitador para implementação das diretrizes contidas na proposta legislativa. “É evidente, e aceito por todos, que políticas sociais, em qualquer campo, avançam de maneira mais azeitada em momentos, como o atual, em que a economia cresce a passos largos”, finalizou o parlamentar.
quinta-feira, 14 de julho de 2011
KNIPHOFF PRESTIGIA ABERTURA DA 2ª AGROIND FAMILIAR
Ito Lanius, Kniphoff, José Pedro Kuhn, Presidente do Partido dos Trabalhadores e Vereador Ricardo Evald. Vereador Ricardo Ewald, Marcão da CBM, Kniphoff, e José Pedro
quarta-feira, 13 de julho de 2011
TRIBUNAL DE CONTAS REJEITA, COM MUITAS RESSALVAS, AS CONTAS DO GOVERNO CARMEN, DE 2009
Processo nº 001838-02.00/09-3
Matéria: PROCESSO DE CONTAS
Órgão: EXECUTIVO MUNICIPAL DE LAJEADO
Exercício: 2009
Gestores: CARMEN REGINA PEREIRA CARDOSO E SEDINEI ZEN
Órgão Julgador: SEGUNDA CÂMARA
Data da sessão: 10-03-2011
PROCESSO DE CONTAS. FIXAÇÃO DE DÉBITO. DESPESA. ADICIONAL (3.1). CONVÊNIO (7.1). PENALIDADE PECUNIÁRIA (8.1). MULTA.
PARECER DESFAVORÁVEL (CARMEN REGINA PEREIRA
CARDOSO). PARCER FAVORÁVEL (SEDINEI ZEN). RECOMENDAÇÃO AO ATUAL GESTOR.
Veja, no linck, abaixo, a intrgra a decisão do TCE, digitando este número do processo
001838-0200/09-3
http://www2.tce.rs.gov.br/portal/page/portal/tcers/consultas/processos_e_documentos
quarta-feira, 29 de junho de 2011
KNIPHOFF COBRA DIÁLOGO ENTRE EXECUTIVO E LEGISLATIVO
Kniphoff cobrou maior diálogo entre a Prefeita Carmen Regina Cardoso e seu secretariado, com os Vereadores na hora de resolver questões relativas à comunidade. “Ao invés de buscar a solução de certas questões através de diálogo com a Câmara, que é a representante fiel da população, o Poder Executivo prefere consultar o advogado Venâncio Diersmann, um ditador nato, e ingressar na justiça”, ressaltou o edil.
Já nos corredores da Câmara Municipal, em entrevista a um meio de comunicação o petista afirmou que “uma administração que tem medo do diálogo e, conseqüentemente, da democracia, representa um risco para a população”.
quarta-feira, 22 de junho de 2011
AO NÃO QUERER OUVIR VEREADORES, GOVERNO DO PP DESRESPEITA A POPULAÇÃO OUTRA VEZ
Clique na imagem para ampliar
Conforme matéria veiculada no Jornal O Informativo do Vale nesta quarta-feira (22/06), a Administração Municipal, o governo que diz ter "compromisso com a comunidade", ingressou na Justiça, no início deste mês.
Através de mandado de segurança e pedido de liminar, os "progressistas" buscavam, acreditem se quiser, proibir qualquer participação dos vereadores junto ao projeto de lei que iria criar 34 cargos em comissão e gerar uma despesa de aproximadamente R$ 2,5 milhões aos cofres públicos, isso somente até o final de 2012.
Clipping Blog do Cokynho
Veja mais detalhes em:
Kniphoff quer Programa Municipal de Pavimentação
Kniphoff afirmou que atualmente as pavimentações são realizadas sem a observação de fatores primordiais de planejamento, como por exemplo a largura da pista de rolamento e calçada de passeio. “Nas pavimentações que estão sendo executadas nos bairros Conventos, Olarias e Campestre a pista de rolamento possui apenas 6,80m metros de largura, o que, em caso de haver veículos estacionados nos dois lados da pista, somente um veículo pode transitar entre estes, sendo fisicamente impossível haver fluxo contínuo nos dois sentidos da pista”, frisou.
No plano, ora sugerido pelo petista, em todas as pavimentações que vierem a ser executadas em Lajeado, deverá ser levado em conta que, em breve, conforme exigência legal, deverá ser implantada, pela municipalidade, rede coletora de esgoto cloacal em toda a área de nosso Município.
“Diante disso seria prudente, desde já, colocar esta tubulação, evitando assim, desperdício de tempo e dinheiro com a abertura de valas na pista de rolamento e calçadas de passeio”, finalizou o parlamentar.
terça-feira, 31 de maio de 2011
Audiência define futuro da CENTRAL
O vereador Sergio Kniphoff, (na foto entre Eeloede Conzatti e Biluca Vanzin) que convocou a audiência, explica que a comissão irá não só acompanhar o pleito da nova diretoria, como também buscar viabilidade técnica e política para o funcionamento da Central. “O evento de hoje demonstrou a capacidade de as pessoas, uma vez reunidas, buscarem uma solução em conjunto.”No encontro estiveram presentes autoridades como o promotor Sérgio Diefenbach, em nome do Ministério Público, entre outras, ligadas à segurança. Como representante da Central, o assessor jurídico André Jaeger. O início da reunião esteve centralizado nos posicionamentos de Diefenbach e de Jaeger. De um lado, o representante do MP esclareceu os motivos pelos quais a clínica teve de ser submetida à adequação de normas.
O promotor explicou que o MP nunca teve a intenção de fechar a Central. “Desde o início, estivemos abertos ao diálogo e à negociação para que a clínica pudesse se adequar ao Termo de Ajustamento de Conduta, mas nunca se obteve esse diálogo com a direção da Central”, desabafa Diefenbach. Segundo o promotor, o próprio Roque Lopes teria se negado a dialogar com o MP.Em nome da Central, Jaeger admite que a clínica não estivesse conseguindo cumprir as exigências legais, por isso houve a suspensão do funcionamento da entidade. Ele ressalta que se trata de uma entidade beneficente assistencial, e que, portanto, não é um órgão prioritariamente pertencente à área da saúde. “A saúde é uma atividade-meio, e não uma atividade-fim”, justifica.
A audiência pública foi marcada pela participação da comunidade. As cadeiras do plenário estiveram parcialmente ocupadas por funcionários, ex-pacientes, representantes de outros órgãos de tratamento de dependentes químicos e demais interessados no futuro da Central. Desde o início, a conversação foi cronometrada para que cada categoria tivesse oportunidades iguais para se manifestar. Durante sua comunicação, o vereador Sergio Kniphoff, presidente da Comissão de Saúde Educação e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, ressaltou a importância do trabalho desempenhado por Roque Lopes. “A Central e Roque Lopes se confundem. A história da clínica faz parte da história recente da cidade”, observa.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
AUDIÊNCIA PÚBLICA BUSCARÁ SOLUÇÃO PARA IMPASSE NA CENTRAL
A Comissão de Saúde Educação e Meio Ambiente, da Câmara de Vereadores, presidida por Sérgio Kniphoff, estará promovendo na próxima segunda-feira uma Audiência Pública com o objetivo de encontrar uma solução consensuada para o impasse que envolve o Centro Regional de Tratamento e Recuperação do Alcoolismo – CENTRAL, cuja ameaça de fechamento preocupa toda população lajeadense e regional.
Para tanto, estão sendo convidados; Ministério Público, Poder Executivo, Poder Legislativo, Secretaria Estadual da Saúde, Deputados Estaduais e Federais vinculados ao Vale do Taquari, Conselhos Municipais afins, Direção e funcionários da CENTRAL, ACIL, CDL, Brigada Militar, Ploicía Civil e a comunidade em geral
O encontro acontece nas dependências do Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 19:30 horas.
"A CENTRAL não pode fechar, e a comunidade precisa através da mobilização de todos se fazer presente neste evento, tanto para entender o problema, como para trazer contribuições construtivas para manter o atendimento."
Mais informações
39821157
Gabinete do Vereador Kniphoff com Eloir ou Noêmia ou
99964957
Verador Sérgio Kniphoff
segunda-feira, 16 de maio de 2011
KNIPHOFF PARTICIPA DE ASSEMBLÉIA GERAL DO SINDICATO DOS EMPREGADOS NAS INDUSTRIAS DO MOBILIÁRIO E CONSTRUÇÃO CIVIL
quarta-feira, 11 de maio de 2011
KNIPHOFF ANUNCIA QUE CONSTRUÇÃO DA UPA COMEÇA EM, ATÉ, 90 DIAS
Segundo o Vereador a construção da UPA passou a ser uma peça importante na gestão do sistema, uma vez que vai desafogar o atendimento no Pronto Socorro que deveria ser restrito ao atendimento das emergências, sendo que casos menos graves deverão ser atendidos na UPA. “A situação do atendimento das urgências e emergências da região, principalmente do município de Lajeado, necessita de uma reestruturação o mais breve possível”, frisou o Parlamentar.
Sobre a UPA, sabe-se que a obra havia sido projetada para entrar em funcionamento ainda em 2010, tendo a Municipalidade local disponibilizado o terreno com a devida terraplanagem e o Governo Federal liberado os recursos. No entanto fatores alheios corroboraram para que a obra não iniciasse.
Nesta segunda feira, dia 09, em contato pessoal com o Sr Breno Machado do DAHA (Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial), da Secretaria Estadual da Saúde, departamento responsável pela regulação das urgências e emergências no estado do Rio Grande do Sul, Kniphoff obteve a confirmação da liberação, por parte do Governo do Estado, dos recursos destinados para a construção UPA – Lajeado. “Agora, vencidos todos os entraves, e cumprindo-se as formalidades legais, espera-se para no máximo 90 dias o inicío da obra” finalizou o Vereador.
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Ficha limpa para CCs: "Valerá para qualquer governo", enfatiza Kniphoff
Kniphoff contestou o vereador da situação. Em primeiro lugar, corrigiu-o, observando que Palocci não estava envolvido no mensalão. Quanto a José Dirceu, citou que o caso diz respeito ao caixa 2 em campanhas eleitorais, o que também teria ocorrido na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e não apenas no governo Lula. Frisou não ter citado nomes em seu projeto, que “valerá para qualquer governo”, e mencionou o caso de revista de prestação de contas da prefeitura em 2002, quando o ex-prefeito Claudio Schumacher e secretários foram condenados a devolver os valores da publicação, além do “caso dos pneus”, que ainda não foi encerrado. “Não citei o nome de ninguém nem levantei dúvidas em relação aos atuais CCs”, enfatizou Kniphoff.
Clipping - O INFORMATIVO DO VALE
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Kniphoff defende interesses de Lajeado no Plano Plurianual Participativo
No último sábado aconteceu a primeira reunião do PPA Participativo do Governo do Estado do RS para ouvir reivindicações da macro região dos Vales do Taquari e Rio Pardo na UNISC em Santa Cruz do Sul. Era o momento de sociedade civil participar da elaboração do Orçamento Estadual.
Estiveram presentes várias lideranças regionais, das áreas da Segurança Pública, Educação, Saúde, Agricultura Familiar, Infra-estruturara(Acessos Asfálticos), etc. Eram vereadores, prefeitos, lideranças comunitárias, etc. Sentimos falta dos nossos dois deputados da região(federal e estadual) para ajudar-nos no reforço dos nossos pedidos. Os únicos deputados presentes foram Edson Brum e Heitor Schu, além dos secretários Jussara Cony e Afonso Motta.
A reunião foi presidida pelo Vice Governador Beto Grill. Na ocasião, o representante dos COREDES, Prof. Nei Lazzari, Reitor da UNIVATES, fez a defesa das reivindicações da região do Vale do Taquari:
a)Acesso Asfáltico aos municípios da região;
b) Defesa do Rio Taquari;
c) Investimento na Cadeia Produtiva e Agronegócio;
d)Turismo=Preparação p/Copa 2014 e a construção de um Centro de Eventos;
e) Acesso a Tecnologia da Informação p/todos os municípios do Vale;
f) Energia Elétrica adequada Região Alta do Vale;
g) Maior efetivo Polícia Civil e Brigada Militar, bem como condições adequadas de trabalho;
h) Regulação da Saúde Regional;
i) Formação do Trabalhador – Escola Técnica e Erradicação do analfabetismo;
j) Criação de uma Agência Regional de Desenvolvimento
O suplente de deputado Áureo Scherer, sempre presente nas reuniões onda se discute prioridades para o Vale do Taquari, defendeu nos seus 3 minutos a idéia de apoio e segurança para as famílias que vivem do trabalho na terra = o agronegócio familiar na região.
A atuação do Vereador no PPA Participativo dos Vales do Taquari e Rio Pardo.
A participação do Vereador Sergio Kniphoff nos 3 minutos que tinha direito, foi para ressaltar cada ponto levantado pelo representante do COREDE Vale Taquari, Prof. Nei Lazzari e do representante do Agronegócio, o suplente de deputado Áureo Scherer.
Sua fala focou principalmente a defesa do Rio Taquari e a questão da saúde, onde necessitamos urgentemente de um melhor estudo sobre o sistema de referência e contra referência no encaminhamento de doentes entre hospitais no Vale e sua relação com outras regiões, principalmente na área do trauma. “Os casos de necessidade de hospitalização nos dias de hoje envolvem 3 grandes situações clínicas ou cirúrgicas: 1) Partos; 2) Doenças Degenerativas como Câncer, Coração, etc.. (relativas ao envelhecimento); 3) Trauma como acidentes de trânsito ou trabalho.”
Defendeu a necessidade da Região do Vale do Taquari ter um Serviço de Atendimento de Urgências Regional próprio, principalmente com credenciamento para Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia.
Perguntou aos presentes se alguém com osso quebrado já havia tido a experiência de ser transportado de ambulância de uma cidade para outra. Concluiu dizendo; “Vivemos o absurdo de retornarmos ao século 19, onde os quebrados do Vale do Taquari devem ser encaminhados para Santa Cruz do Sul(+70 Km) ou para Canoas(+100 Km)”.