quinta-feira, 1 de julho de 2010

“Há uma verdadeira quadrilha instalada no Governo do Estado”

Paini detona Governo Yeda durante seminário em Lajeado
Lajeado – O Centro Evangélico Alberto Torres foi palco, neste final de semana, do 3º Seminário Internacional de Educação. O evento era uma promoção do Instituto PalavrAções, Sinpro-RS, Sindicato dos Professores Municipais de Lajeado e Univates. E um dos seus pontos altos foi o painel promovido na tarde de sábado, do qual participaram a deputada federal Luciana Genro (PSOL), o deputado estadual Marquinho Lang (DEM), o ex-ouvidor da segurança pública do Estado, Adão Paiani, a vice-prefeita de Bom Retiro do Sul, Cláudia Köeller, e o vereador lajeadense Sérgio Kniphoff (PT). O tema foi Ética na Educação, mas seu significado e a postura foram avaliados também no âmbito político e social.

QUADRILHA – Neste contexto, e diante de cerca de 500 pessoas inscritas para participar do evento, a declaração mais contundente do painel ficou por conta de Adão Paiani. Com a autoridade de quem conhece por dentro o atual governo do Estado, uma vez que dele fez parte durante bom tempo, ele declarou que “há uma verdadeira quadrilha instalada na administração estadual, a partir da própria governadora Yeda Crusius, pronta para dilapidar o patrimônio público”. E relembrou fatos como o escândalo de desvio de verbas do Detran-RS, superfaturamento de merenda escolar e outros tantos pendentes de esclarecimento e punição dos culpados. Em termos de educação, destacou que a maior herança deixada por Yeda são as escolas de lata, uma vergonha para um Estado que sempre se orgulhou do nível da educação oferecida para suas crianças e adolescentes.

A deputada Luciana Genro afirmou que a sociedade está farta da corrupção que se verifica em diversos níveis da administração pública. E que está disposta a enfrentar isso, como ficou comprovado com o movimento social que resultou no projeto de lei aprovado, o chamado “Ficha Limpa”. Mesmo assim, ela não acredita que se conseguirá afastar da vida pública estas pessoas. “Para as eleições deste ano ainda serão candidatos muitos que são completamente sujos, não só judicial mas ética e moralmente falando”, alerta ela.
Kniphoff, por sua vez, revelou que mesmo diante desta realidade triste, não abandona a sua utopia, o seu sonho de que se pode construir um mundo melhor. “Mas, para tanto, temos que retomar valores perdidos e alcançar outros; substituir a propriedade pelo conhecimento; o consumo pelo conteúdo. Temos que valorizar a educação, a ética, e impedir que continue imperando a lógica perversa do individualismo”, aponta ele. Para concluir, o vereador também defendeu como inadiáveis a valorização dos profissionais da educação, com maiores investimentos em formação, condições de trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário