sexta-feira, 9 de julho de 2010

Tucano defende pardais




Vereador do PSDB considera positiva a indústria das multas

Sabendo que iria à votação, na sessão desta terça-feira, um projeto de lei de autoria da vereadora Eloede Conzatti (PT) que propunha alterações no sistema de controladores eletrônicos de velocidade instalados na cidade – troca dos pardais por lombadas -, o atual presidente da Câmara, Ito José Lanius (PSDB), fez forte defesa da manutenção dos pardais. No entender dele, não seria relevante o fato das pessoas estarem sendo multadas em escala verdadeiramente industrial por equipamentos que, na maioria das vezes, estão escondidos.

“Ele fez longa exposição sobre números de leis e resoluções, mas nem tentou explicar algo que seria inexplicável. Refiro-me à razão pela qual algumas antigas lombadas, que mostravam a velocidade em painéis luminosos, alertando motoristas, tenham sido sorrateiramente trocadas por outras que multam sem cumprir qualquer papel educativo”, estranhou o vereador Sérgio Kniphoff. Isso aconteceu, por exemplo, na Benjamin Constant, proximidades do Hospital Bruno Born.

Relatório recente, que foi fornecido apenas porque houve solicitação formal feita por membros do Legislativo, dá conta de milhares de multas aplicadas nos últimos tempos nas ruas de Lajeado. Elas crescem em índices muito maiores do que o do crescimento da frota de veículos. E os valores exorbitantes decorrentes desta ação, são rateados entre a empresa que instala os equipamentos e a Prefeitura.

O texto apresentado pela vereadora petista, juntamente com emenda que propunha não haver lapso de tempo entre a retirada dos pardais e a colocação (ou recolocação) de lombadas com a educativa exposição da velocidade atingida, foi aprovado por unanimidade dos votos. Ou seja, nove votos a zero.

Um comentário:

  1. Luís Galileu G. Tonelli12 de julho de 2010 às 12:05

    Olha, se a idéia dos controladores é aumentar a segurança do pedestre e não aumentar arrecadação, os pardais ficam escondidos e não ajudam. Já as lombadas expostas podem reeducar e ajudar na manutenção da velocidade dentro dos limites. Mas do PSDB não se pode esperar muito, vide o governo estadual.

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