sábado, 3 de julho de 2010

Vereador palestra no Grupo de Apoio à Adoção de Lajeado

Kniphoff ressalta importância das decisões conjuntas entre os pais
Lajeado – O vereador Sérgio Kniphoff, do Partido dos Trabalhadores, foi o convidado deste mês a proferir palestra na reunião do Grupo de Apoio à Adoção de Lajeado (GAAL), ocorrida na noite da última segunda-feira. Conforme lhe fora solicitado, falou sobre cuidados que precisam ser tomados com crianças adotadas cujos pais biológicos tenham tido problemas decorrentes do uso de drogas. E sobre medidas a serem tomadas para assegurar a saúde e o bem-estar destas crianças e das famílias que as acolheram. Ele também respondeu perguntas sobre a existência ou não dos riscos de seqüelas decorrentes da drogadição dos pais e da repetição de comportamentos. Mesmo destacando que não há uma receita única, afirmou que com certeza são ótimos remédios o amor, a manifestação deste afeto, educação com exemplos e atividades sadias.

“Foi uma grande oportunidade para passar momentos com pessoas que demonstram uma imensa capacidade de amar, oferecendo um lar para meninas e meninos que, por circunstâncias da história de cada um, acabaram privados do convívio com aqueles que o geraram”, disse Kniphoff. Na sua fala, ele reforçou a necessidade do estabelecimento de limites por parte dos pais e, principalmente, a importância de serem sempre tomadas decisões conjuntas pelo casal, quando se trata da educação dos filhos. “Regras, aliás, que não diferem com o fato dos filhos serem biológicos ou adotivos”, ressalta ele.

O GAAL é um grupo formado por pessoas interessadas em adotar, por pais e filhos adotivos, e por profissionais das áreas de educação e saúde, além de outras pessoas da comunidade preocupadas em garantir a convivência familiar de crianças e adolescentes. Enfim, por um grupo de pessoas que acredita que a família é o melhor lugar para se alcançar um desenvolvimento saudável.

“Me chamou a atenção, em folheto distribuído pelo grupo o seu slogan (Adote Este Gesto) e uma frase que traduz muito o sentimento dos pais e filhos adotivos. Diz ela que o filho por natureza ama-se porque é filho, mas o filho por adoção é filho porque se ama”, destaca Kniphoff. No entender do vereador, que é médico pediatra, a existência da GAAL precisa ser destacada e aplaudida, pela relevância daquilo que defende e propicia.

Os encontros promovidos pelo GAAL ocorrem sempre na última segunda-feira de cada mês. Informações mais detalhadas podem ser obtidas através de um dos telefones 3714.1806, 3710.2220, 9661.4364 e 9184.5044. Outro modo de contato é através do e-mail gaalajeado@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário