terça-feira, 16 de março de 2010

Centro de Especialidade Odontológica está perdendo profissionais


Baixos salários causam debandada de especialistas.

Lajeado – Aberto com grande alarde e atendendo junto ao Posto de Saúde do Bairro Montanha, o Centro de Especialidade Odontológica de Lajeado está com suas atividades ameaçadas. Isso porque profissionais altamente qualificados estão desistindo de atuar no local, devido aos baixos salários oferecidos. Dois deles já saíram e um terceiro “pediu as contas”, e está cumprindo seus últimos dias de aviso prévio.

“Os que já se afastaram são especialistas em endodontia, que é o tratamento de canal. O que está por sair é Dr. Mauro Scherer, especialista em atendimento a pacientes especiais, como os encaminhados pelo Caps e a APAE, muitos deles com seqüelas. Serão perdas, portanto, que vão ocasionar uma queda considerável na qualidade do atendimento”, explica o vereador Sérgio Kniphoff, do PT. Ele teme que os demais também terminem se afastando, criando uma crise ainda mais grave.

“O problema é que com o afastamento dos especialistas, a administração pública os está substituindo por jovens recém-formados, sem cursos complementares e que terminam fazendo atendimentos para os quais não têm ainda a qualificação necessária”, revela Kniphoff, lembrando que estes ainda podem se submeter a ganhar bem menos, uma vez que estão em início de carreira e a oferta destes profissionais é enorme.

Outro fator lembrado pelo vereador, que precisa ser considerado, é o vínculo do profissional com o paciente. No caso específico do que atende pacientes especiais, alguns dos quais com problemas neurológicos sérios, isso é essencial. “Esta situação de proximidade, de confiança, é fundamental para o resultado do trabalho. E não há como ser substituída”, conclui Kniphoff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário