sábado, 19 de junho de 2010

Instalação do Samu em Lajeado segue sendo protelada sem explicação por parte do Executivo.



“Queremos que seja determinada uma data definitiva para sua implantação em Lajeado, bem como que seja explicado se a responsabilidade por este atraso todo é do governo Federal ,Estadual ou Municipal. A nossa população não pode ficar desassistida por causa de questões burocráticas não bem resolvidas. Se existe a verba e asseguram que há vontade, o que está faltando?”, questiona Kniphoff.


O Samu foi promessa de campanha da prefeita Carmen Regina.


E o secretário da Saúde, Renato Specht, assegurou que ele estaria em operação no primeiro semestre de 2009. Depois, adiou isso para o segundo semestre do ano passado, o que novamente não cumpriu. Num terceiro momento, garantiram que não passaria do primeiro semestre de 2010, o que não está acontecendo outra vez.

O Samu é uma estrutura com ambulâncias e pessoal treinado que realiza o atendimento de urgência e emergência em vias públicas, ambientes de trabalho e residências. O socorro é prestado depois de chamada gratuita para o telefone 192. Um total de 1.269 municípios já estavam atendidos pelo sistema, no início do mês de maio. A verba é federal, mas após a implantação há uma gestão unificada com os governos dos Estados e dos Municípios, com acompanhamento direto dos seus respectivos Conselhos de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário