quinta-feira, 29 de abril de 2010

Revista Time aponta Lula como líder mais influente de todo o mundo

Kniphoff destaca reconhecimento internacional do presidente.
Na edição que chega às bancas nesta sexta-feira, 30 de abril, a revista usamericana Time, uma das maiores dos Estados Unidos, estará publicando uma lista com os nomes das pessoas mais influentes do mundo, em várias áreas. O presidente Lula encabeça a relação do grupo chamado de “líderes”, onde estão Barack Obama, o diretor do FMI, Dominique Strauss Kahn, e outras personalidades relevantes no cenário internacional.

Ao justificar a decisão de agraciar Lula com este destaque, a Time publica comentários do documentarista Michael Moore, autor de filmes como “Tiros em Columbine” e “Farenheit – 11 de Setembro”. Ele faz menção à história de vida do presidente brasileiro, destacando que se trata de “um filho genuíno da classe trabalhadora da América Latina”. E relaciona realizações do seu governo no sentido de reduzir a desastrosa e histórica desigualdade, bem como sua luta por justiça e inclusão social. O cineasta ainda brinca afirmando que “quando os brasileiros elegeram Lula pela primeira vez, em 2002, os barões do roubo no país checaram de forma nervosa quanto combustível tinham em seus jatinhos particulares”.

“É algo que nos orgulha, ver este reconhecimento internacional a Lula, como presidente, pessoa, político e líder maior do nosso partido e da nossa Nação”, afirma o vereador petista Sérgio Kniphoff. Por se tratar de uma publicação de credibilidade, ele entende que isso irá repercutir muito positivamente em todo o mundo. E pode até mesmo contribuir para combater o preconceito que internamente ainda existe contra o presidente, por parte de grupos claramente identificados como a elite econômica brasileira. “Me chamou também a atenção um detalhe que está no texto previamente divulgado na internet. Me refiro à explicação dada pela Time que não se trata da influência do poder e sim do poder de influência. Ou seja, os nomes são de pessoas que têm relevância tão grande ou maior do que os seus cargos”, completa Kniphoff.

Barack Obama está na quarta posição, entre os líderes. Mas há outras categorias, com a de pensadores. Steve Jobs, um dos fundadores da Apple; o primeiro-ministro japonês Yukio Hatoyama; o diretor de cinema James Cameron; o maestro russo Valery Gergieval; a apresentadora de TV Oprah Winfrey; e um segundo nome brasileiro, o do político e arquiteto Jaime Lerner; também estão na lista da revista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário