sexta-feira, 23 de abril de 2010

Kniphoff deseja destinação melhor para pilhas e lâmpadas usadas

Foi reapresentado na sessão da Câmara da última terça-feira o Projeto de Lei que prevê a obrigatoriedade das empresas que comercializam pilhas, baterias e lâmpadas recolherem estes produtos depois de usados. Os compradores devolveriam nestas casas comerciais aquilo que hoje descartam no lixo, causando grave poluição ambiental. E estas repassariam para os fornecedores, que teriam soluções mais apropriadas para o problema, inclusive porque contam com supervisão dos órgãos de proteção ao meio-ambiente.

O vereador Sérgio Kniphoff, do PT, que já tivera frustrada no ano passado sua tentativa de ver aprovada esta matéria, agora reapresenta o projeto com a expectativa de que o momento seja mais oportuno e desta vez haja a aprovação. “Espero sensibilizar se não todos ao menos um dos meus colegas situacionistas, que em 2009 votaram contra. Sua alegação foi de que isso teria custo para os comerciantes, o que realmente não é verdade. Basta colocarem uma caixa para coleta, mais nada. E isso pode inclusive terminar sendo marketing positivo para as empresas, num momento em que é crescente a conscientização das pessoas em relação a estes assuntos”, garante ele.
Kniphoff lembra inclusive que já existem bons exemplos na cidade, neste sentido. Destaca o caso da Unimed, que obviamente não vende estes produtos mas tem, na recepção de seu centro administrativo, local de coleta dos mesmos. “A Cooperativa presta um excelente serviço com esta iniciativa, e não apenas em Lajeado. Este programa integra suas ações de responsabilidade socioambiental, existindo desde 2007 e tendo agora 26 coletores em 12 municípios”, conta o vereador. No ano passado recolheram volume equivalente a 12.915 litros e neste já foi atingido índice equivalente a 3.020 litros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário