CÃES E GATOS SOLTOS NAS RUAS; UMA AMEAÇA À SAÚDE PÚBLICA
Lajeado – Na última reunião do Poder Legislativo o vereador Sérgio Kniphoff, do PT, través de requerimento enviado á Secretaria do Meio Ambiente / Centro de Controle de Zoonoses e Vetores - CCZV - demonstrou sua preocupação em relação à proliferação desenfreada de cães e gatos em todos os bairros da cidade.
O vereador afirmou que muito tem se conseguido melhorar na transmissão de doenças dos animais aos seres humanos através da proibição da criação de porcos e galinhas dentro do perímetro urbano do município. Agora, doenças como toxoplasmose, verminose, raiva e dermatoses voltam a preocupar a população, uma vez que estes animais são vetores naturais destas doenças.
A necessidade de regular e evitar esta transmissão alerta para que algo deve ser feito. “Muito tem sido discutido e vários projetos para solução são apresentados, mas até agora, não trouxeram resultados positivos, demonstrando uma completa omissão do Executivo Municipal”, reforça o edil.
Kniphoff entende que uma campanha permanente de conscientização dos proprietários de cães e gatos sobre a importância do controle de natalidade desses animais, associada à ações preventivas, como castração e esterilização, farão com que os recursos investidos pelo Município, agora, sejam economizados logo adiante, devido à diminuição da necessidade de ações em saúde curativa.
Na mesma seção, Kniphoff também demonstrou preocupação quanto à proibição do estacionamento de veículos no pátio do Posto de Saúde do Bairro Montanha.
“A decisão foi tomada de forma unilateral, ou seja, os trabalhadores da unidade não foram consultados”, frisou, salientando que a placa surgiu no local da noite para o dia e a responsabilidade foi delegada ao Departamento de Trânsito e não à Secretaria da Saúde. “Como a unidade de saúde exerce suas atividades até depois das 22 horas diariamente, por uma questão de segurança, entendo que uma solução deva ser encontrada logo, garantindo segurança aos trabalhadores do local”, concluiu o vereador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui seu comentário