quinta-feira, 29 de abril de 2010

Revista Time aponta Lula como líder mais influente de todo o mundo

Kniphoff destaca reconhecimento internacional do presidente.
Na edição que chega às bancas nesta sexta-feira, 30 de abril, a revista usamericana Time, uma das maiores dos Estados Unidos, estará publicando uma lista com os nomes das pessoas mais influentes do mundo, em várias áreas. O presidente Lula encabeça a relação do grupo chamado de “líderes”, onde estão Barack Obama, o diretor do FMI, Dominique Strauss Kahn, e outras personalidades relevantes no cenário internacional.

Ao justificar a decisão de agraciar Lula com este destaque, a Time publica comentários do documentarista Michael Moore, autor de filmes como “Tiros em Columbine” e “Farenheit – 11 de Setembro”. Ele faz menção à história de vida do presidente brasileiro, destacando que se trata de “um filho genuíno da classe trabalhadora da América Latina”. E relaciona realizações do seu governo no sentido de reduzir a desastrosa e histórica desigualdade, bem como sua luta por justiça e inclusão social. O cineasta ainda brinca afirmando que “quando os brasileiros elegeram Lula pela primeira vez, em 2002, os barões do roubo no país checaram de forma nervosa quanto combustível tinham em seus jatinhos particulares”.

“É algo que nos orgulha, ver este reconhecimento internacional a Lula, como presidente, pessoa, político e líder maior do nosso partido e da nossa Nação”, afirma o vereador petista Sérgio Kniphoff. Por se tratar de uma publicação de credibilidade, ele entende que isso irá repercutir muito positivamente em todo o mundo. E pode até mesmo contribuir para combater o preconceito que internamente ainda existe contra o presidente, por parte de grupos claramente identificados como a elite econômica brasileira. “Me chamou também a atenção um detalhe que está no texto previamente divulgado na internet. Me refiro à explicação dada pela Time que não se trata da influência do poder e sim do poder de influência. Ou seja, os nomes são de pessoas que têm relevância tão grande ou maior do que os seus cargos”, completa Kniphoff.

Barack Obama está na quarta posição, entre os líderes. Mas há outras categorias, com a de pensadores. Steve Jobs, um dos fundadores da Apple; o primeiro-ministro japonês Yukio Hatoyama; o diretor de cinema James Cameron; o maestro russo Valery Gergieval; a apresentadora de TV Oprah Winfrey; e um segundo nome brasileiro, o do político e arquiteto Jaime Lerner; também estão na lista da revista.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Kniphoff apresenta projeto propondo planejamento familiar e prevenção de gravidez na adolecência

LAJEADO – Durante a sessão ordinária desta semana, o vereador Sérgio Kniphoff apresentou o projeto de lei, de sua autoria, que institui, no município, a Semana Municipal de Conscientização sobre Planejamento Familiar e Prevenção da Gravidez na Adolescência. O evento, que deverá ser realizado no mês de novembro de cada ano tem como objetivo a consciência da importância de um planejamento familiar, o controle da natalidade e a prevenção de uma gravidez precoce. “Os três temas estão interligados e todos são dependentes de acesso à informação. Precisam de assistência dos poderes públicos, de uma grande mobilização da sociedade, de ações planejadas, inclusive sob o ponto de vista econômico”, explicou, salientando que é necessário também uma abordagem multidisciplinar, com conscientização e aprovação da população, na busca de condições favoráveis em educação, saúde e atendimento médico-hospitalar. Por fim, Kniphoff sugeriu que fossem realizadas palestras, seminários, atividades culturais e artísticas, organizadas por uma comissão composta por representantes do Conselho Municipal de Saúde, equipes de Saúde da Família, Comissão de Educação, Saúde e Ação Social – da Câmara de Vereadores, além das secretarias municipais de Educação e Saúde.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Kniphoff deseja destinação melhor para pilhas e lâmpadas usadas

Foi reapresentado na sessão da Câmara da última terça-feira o Projeto de Lei que prevê a obrigatoriedade das empresas que comercializam pilhas, baterias e lâmpadas recolherem estes produtos depois de usados. Os compradores devolveriam nestas casas comerciais aquilo que hoje descartam no lixo, causando grave poluição ambiental. E estas repassariam para os fornecedores, que teriam soluções mais apropriadas para o problema, inclusive porque contam com supervisão dos órgãos de proteção ao meio-ambiente.

O vereador Sérgio Kniphoff, do PT, que já tivera frustrada no ano passado sua tentativa de ver aprovada esta matéria, agora reapresenta o projeto com a expectativa de que o momento seja mais oportuno e desta vez haja a aprovação. “Espero sensibilizar se não todos ao menos um dos meus colegas situacionistas, que em 2009 votaram contra. Sua alegação foi de que isso teria custo para os comerciantes, o que realmente não é verdade. Basta colocarem uma caixa para coleta, mais nada. E isso pode inclusive terminar sendo marketing positivo para as empresas, num momento em que é crescente a conscientização das pessoas em relação a estes assuntos”, garante ele.
Kniphoff lembra inclusive que já existem bons exemplos na cidade, neste sentido. Destaca o caso da Unimed, que obviamente não vende estes produtos mas tem, na recepção de seu centro administrativo, local de coleta dos mesmos. “A Cooperativa presta um excelente serviço com esta iniciativa, e não apenas em Lajeado. Este programa integra suas ações de responsabilidade socioambiental, existindo desde 2007 e tendo agora 26 coletores em 12 municípios”, conta o vereador. No ano passado recolheram volume equivalente a 12.915 litros e neste já foi atingido índice equivalente a 3.020 litros.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

“Competência dos organizadores prova que merecem mais apoio”

Profissionais da beleza realizam evento com 1,4 mil pessoas.
Lajeado – Nada menos do que 1,4 mil profissionais do ramo da beleza, como cabeleireiros, maquiadores e manicures, estiveram reunidos em Lajeado, no domingo e ontem, segunda-feira, durante a realização do 8º Beauty Fest. Vieram da região metropolitana de Porto Alegre, Zona Sul, Missões, Planalto e outros pontos do Rio Grande do Sul, além de alguns inscritos de fora do Estado, para conhecer novas tendências, segredos e novidades para melhor atender seus clientes, cada vez mais exigentes.

Promovido pelo Sindicato dos Cabeleireiros do Vale do Taquari (Sindicabes) e já em seu oitavo ano de realização, este evento é o segundo em tamanho e expressão em todo o país, neste ramo. Perde apenas para um que acontece na cidade de São Paulo. Por isso desperta tanta atenção, inclusive com empresas comparecendo para divulgar seus produtos e técnicas. Há uma feira, congresso e vários workshops – este ano foram 27.

“Impressiona que um evento de tal envergadura tenha recebido apenas R$ 8 mil de apoio da Prefeitura Municipal. Algumas vezes chegam à Câmara projetos que destinam muito mais a promoções que não trazem retorno sequer próximo a este. Basta imaginar que estas pessoas todas que vieram de fora se hospedaram, gastaram em restaurantes e no comércio, ajudaram a movimentar a economia”, afirma Kniphoff. O vereador espera que no próximo ano a Administração Municipal seja mais justa e generosa. “A competência dos organizadores prova que merecem mais apoio”, diz ele.

Quem acompanha o Beauty Fest há mais tempo percebe o quanto a iniciativa é vitoriosa e está crescendo. Ele surgiu da visão inovadora do então presidente do Sindicabes, Arnildo Eckardt, que provou ser possível colocar em prática algo que antes parecia apenas um sonho. E agora segue adiante, com a liderança de Dinah Knack.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

A PEDIDO DE KNIPHOFF, SECRETÁRIA DA STHAS TERÁ QUE COMPARECER À CÂMARA PARA EXPLICAR PROGRAMA HABITACIONAL DO MUNICÍPIO

Nos requerimentos encaminhados nesta semana pelo vereador Sérgio Kniphoff, foi solicitado a convocação da secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Nara Worm, para que esta faça uso da tribuna legislativa. Este convite, segundo Kniphoff, tem o objetivo de proporcionar o esclarecimento de algumas dúvidas relacionadas à Habitação de Interesse Social no município, como metas e projetos na área; quanto à existência de mais alguma política além da previsão de construção de 75 gavetas no Cemitério Municipal do bairro Jardim do Cedro; bem como a relação nominal, endereço e documentação fotográfica dos beneficiados com 12 casas populares, entregues à famílias em situação vulnerável, em 2009, além das notas fiscais e respectivos empenhos das mesmas.

"NÃO DÁ PARA COMPREENDER COMO UMA CIDADE COM R$ 110.000.000(cento e dez milhões) DE ORÇAMENTO ANUAL CONSTRUA APENAS 12 CASAS POPULARES" disse o palamentar.

Por fim, o vereador também solicitou ao Executivo que, juntamente com as empresas concessionárias do transporte coletivo municipal, seja implantada uma linha de transporte circular com freqüência, inclusive em feriados e finais de semana, entre o centro do município, Estação Rodoviária, Posto de Saúde do bairro Montanha até a Unidade de Pronto Atendimento – UPA e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, que serão instalados no bairro Moinhos D’Água.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Secretário da Agricultura é convocado para explicar mau uso de veículo público


Lajeado – O caso do uso indevido de um caminhão da Prefeitura Municipal para realizar mudança de sobrinho do vice-prefeito, Sidinei Zen, ainda está longe de terminar. Na sessão desta terça-feira o vereador Sérgio Kniphoff pediu a convocação do secretário municipal da Agricultura, Waldir Gisch, para que venha até a Câmara explicar como um caminhão destinado a uso em sua pasta foi utilizado para realizar o transporte de móveis flagrado na tarde da segunda-feira, 29 de março, em pleno bairro São Cristóvão.

“Antes de qualquer coisa, se faz necessário que as pessoas entendam as razões da denúncia aqui apresentada no dia 30”, propôs o vereador. Segundo Kniphoff, o importante é o debate suscitado entre o que é de uso público e o que é de uso privado, cabendo ainda a responsabilização de quem confundiu ou confunde tais instâncias. “Ouvimos na Rádio Independente o vice-prefeito falando da situação familiar do seu sobrinho, que também lamentamos muito e queremos ver resolvida. Mas a dependência dele não pode ser motivo para aceitarmos a irregularidade cometida. São coisas diferentes, a dolorosa questão pessoal e o lamentável abuso do uso indevido do que é público”, esclarece o vereador.

Outra coisa que ele estranha é que o vice-prefeito disse na emissora que os móveis em questão seriam doados a famílias carentes. Mas o dono dos móveis, que os teria emprestado para o sobrinho de Zen, em matéria publicada no jornal O Informativo, conta que os mesmos estavam sendo levados para uso por parte de jogadores do Lajeadense.

“Não estamos pedindo nada além da verdade e de providências, punitivas e corretivas. A sociedade lajeadense precisa ficar livre de situações como esta, que não ocorreu agora pela primeira vez. Não cumprir com nosso dever de fiscalizar seria nos tornarmos coniventes. E não foi para isso que fomos eleitos, nem eu nem os demais membros da Câmara Municipal”, conclui Knihoff.