segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

CIRURGIAS ELETIVAS

No final do último ano, a Câmara de Vereadores de Lajeado destinou R$ 546.284,50 para a Secretaria Municipal de a Saúde começar a pactuar com o hospital local a realização das cirurgias eletivas que se acumularam nos últimos anos. Chegam a um número espantoso: em novembro de 2011 eram 670 pacientes na fila de espera. Isto que o Hospital vem realizando 20 por mês, pactuado com o governo Estadual. A notícia que nos chega é de que as cirurgias já começaram a ser realizadas nos hospitais de Arroio do Meio, Taquari, menos em Lajeado.
A minha pergunta é a seguinte: Se você tiver um bom Plano de Saúde e tiver possibilidade de escolher o local para realizar sua cirurgia, levando em conta todo avanço tecnológico incorporado à saúde nos últimos anos, que serviço você escolheria?
Acompanhamos a evolução do Hospital Bruno Born nos últimos anos. Todo investimento em qualidade de diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico, deveu-se ao esforço de médicos, direção e principalmente da comunidade. A comunidade aqui é representada por líderes que participam das decisões do Conselho de forma voluntária. Então parte do investimento realizado no Hospital Bruno Born é privada, mas a maior parte do capital usado para as reformas é proveniente de recursos públicos (arrecadado através de impostos cobrados de todos nós). Portanto o HBB é fruto do esforço de toda a comunidade.
Novamente pergunto por que o pobre, que não tem Plano de Saúde, precisa ser levado para ser operado em Taquari, criando um problema imenso para toda sua família. Nada contra o bom hospital de Taquari ou mesmo de Arroio do Meio. A doença do pobre é diferente da doença do rico? A dor do pobre não é merecedora de um tratamento no hospital que ele mesmo ajudou a crescer e desenvolver?
O problema está novamente na gestão. Os secretários que são pagos com dinheiro arrecadado dos impostos, nunca deveriam se acomodar e ficar apenas reclamando das outras instâncias de Poder (União e Estado). Ele é pago para não se acomodar. Ele é pago para se indignar. O que me parece que a atual Administração de Lajeado está acomodada, perdeu (se é que teve um dia) a capacidade de se indignar com as injustiças! “O que podemos esperar?”

2 comentários:

  1. Então, pelo texto, parece aceitável que o direito ao atendimento dos munícipes nesta Instituição de Saúde tenha que ser EXIGIDO pela gestão pública. Se foi a própria comunidade que ajudou a construir está instituição, essa mesma comunidade não deveria ser valorizada e respeitada, já que esta Instituição tem condições de prestar esses atendimentos??
    Está na hora da comunidade buscar informações sobre as duas partes para entender qual é o real motivo que faz com que haja essa demanda de procediemntos em espera e o motivo do desinteresse desta Instituição pela realização das mesmas.

    ResponderExcluir
  2. realmente, as cirurgias deveriam ser feitas aqui em Lajeado e sendo o HBB fruto do esforço e DINHEIRO da população não seria tão lógico que esta instituição deveria fazer ?. E pq não faz?, tem contrato com o SUS para realizar qtas cirurgias mesmo por mês ? 20 ( será que apenas 20) e realiza eeelas mesmo? recebe do município de Lajeado ( de nossos impostos R$ 180.000,00 mês) e ainda precisa de mais dinheiro??? , realmente a população tem que saber os reais motivos nobre vereador e acredito que o Sr.,com todo respeito, tbm.

    ResponderExcluir

Faça aqui seu comentário