terça-feira, 17 de agosto de 2010

Kniphoff propõe criação de programa de trocas de livros didáticos


Vereador quer ver o Bibliotrocas adotado nas escolas municipais.
Lajeado – Projeto de Lei que será apresentado na sessão desta terça-feira pelo vereador Sérgio Kniphoff, do Partido dos Trabalhadores, propõe a criação de um programa que o texto intitula de Bibliotrocas. Esta iniciativa consiste em uma feira de troca de livros didáticos e materiais escolares, que passaria a ser realizada sempre na última quinzena de cada ano letivo e na primeira quinzena do ano letivo subseqüente.

O objetivo primeiro seria garantir acesso a estes livros e materiais, a custo zero. “A compra destes itens tem peso significativo no orçamento das famílias, o que se torna mais grave quando são várias as crianças em idade escolar, o que normalmente impede seus pais de comprar o que é solicitado”, assegura Kniphoff. Segundo o vereador, isso não só acarreta queda no rendimento escolar como também atinge a auto-estima da criança, que muitas vezes vê um colega tendo acesso a coisas com as quais ela pode apenas sonhar.

“Este projeto de lei tem um conteúdo simples e praticamente nenhuma exigência além da atenção dos professores e pais. Mas pode trazer como resultado um ganho financeiro para as famílias e um acréscimo educativo e de integração para os estudantes”, acrescenta Kniphoff. Seria apenas necessário que a Secretaria Municipal de Educação estudasse e estabelecesse formas para estimular as crianças a conservarem seus livros em bom estado, para oferecê-los a colegas no ano seguinte, recebendo em troca outros em condições semelhantes. “Ou seja, a iniciativa também serve como exemplo de cidadania e preocupação para com o próximo”, conclui o vereador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário