quarta-feira, 26 de maio de 2010

Kniphoff apresenta ao plenário resultados da Audiência Pública


Lajeado – O vereador Sérgio Kniphoff, do Partido dos Trabalhadores, relatou na sessão desta terça-feira uma síntese dos resultados alcançados pela audiência pública que convocara, na qualidade de relator da Comissão de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Ação Social da Câmara, para tratar da delicada questão das cirurgias eletivas represadas em nosso município. Os presentes e a imprensa tomaram conhecimento dos avanços verificados em pelo menos três pontos relevantes: o compromisso do Hospital Bruno Born de ampliar imediatamente de 22 para 37 as realizadas a cada mês (68% de incremento); o compromisso da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde em gestionar junto ao Governo do Estado no aumento do teto financeiro destinado à Lajeado; e a formação de uma comissão representativa para trabalhar em conjunto com a 16ª CRS nesta empreitada, além de atuar em outras ações buscando melhorias para o sistema.

“As partes envolvidas, mesmo com as naturais divergências, mostraram muita maturidade e real interesse em alcançar alternativas que impeçam a atual penalização do usuário do Sistema Único de Saúde”, comemora Kniphoff. Ele ressalta que “este encontro já é um divisor de águas, com a substituição das queixas e acusações anteriores por um olhar lançado ao futuro”.

A comissão constituída foi formada por representantes do Conselho Municipal de Saúde, da Câmara de Vereadores, da 16ª CRS, do HBB e dos usuários do SUS. Estes mesmos cinco grupos manifestaram sua total inconformidade pelo não comparecimento à audiência, apesar dos convites especialmente formulados, do secretário municipal da Saúde e de representante do Ministério Público. Mas estavam no plenário nada menos do que 68 lideranças comunitárias, que legitimaram o encontro como o mais produtivo já acontecido para tratar deste assunto.

Cirurgias seletivas, praças públicas e elogio ao mutirão policial.
OUTROS TEMAS – Na mesma sessão, entre outros assuntos, Kniphoff encaminhou pedido à Secretaria da Agricultura para que aproveite esta época de mais chuvas e menos uso para realizar melhorias nas estruturas das praças municipais. Sugeriu conserto e instalação de brinquedos e placas de sinalização, reformas em bancos, iluminação e canteiros. Pediu especial atenção para a Praça do Papai Noel, no bairro Americano, que está em situação de completo abandono.

Para finalizar, o vereador solicitou envio de ofício à Polícia Civil no sentido de cumprimentar o efetivo local pelo mutirão que está sendo realizado, com trabalho extra fora do horário normal de expediente, objetivando colocar em dia os cerca de 12 mil inquéritos em atraso devido ao baixo número de policiais e à falta de melhores condições de trabalho. “Tal atitude comprova que estes servidores públicos desejam prestar um bom serviço aos cidadãos, sendo injusta a generalização apressada que muitas vezes depõe contra esta categoria de trabalhadores”, conclui Kniphoff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário