quarta-feira, 20 de abril de 2011

Ficha limpa para CCs: "Valerá para qualquer governo", enfatiza Kniphoff

O projeto de lei apresentado pelo vereador Sergio Kniphoff (PT), que pretende barrar a contratação, para cargos públicos - tanto no Executivo quanto no Legislativo -, de candidatos inelegíveis, foi pauta na sessão de ontem. O líder do governo na Câmara, Círio Schneider (PP), tentou levar a questão para os âmbitos estadual e federal, levantando situações envolvendo petistas em nível de União, mas foi lembrado, pelo autor da proposta, de que no município também houve casos judiciais envolvendo representantes da Administração. Schneider trouxe de volta o caso de Antônio Palocci e José Dirceu, envolvidos, segundo ele, no “mensalão”. “Até hoje, ninguém devolveu alguma coisa ou foi preso”, declarou Schneider, que garantiu que o Executivo Municipal vem, ao longo dos anos, selecionando os cargos em comissão que atuam no Poder Público. “Se alguém está com uma questão judicial não deveria integrar o governo, principalmente o primeiro escalão”, sentenciou.

Kniphoff contestou o vereador da situação. Em primeiro lugar, corrigiu-o, observando que Palocci não estava envolvido no mensalão. Quanto a José Dirceu, citou que o caso diz respeito ao caixa 2 em campanhas eleitorais, o que também teria ocorrido na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e não apenas no governo Lula. Frisou não ter citado nomes em seu projeto, que “valerá para qualquer governo”, e mencionou o caso de revista de prestação de contas da prefeitura em 2002, quando o ex-prefeito Claudio Schumacher e secretários foram condenados a devolver os valores da publicação, além do “caso dos pneus”, que ainda não foi encerrado. “Não citei o nome de ninguém nem levantei dúvidas em relação aos atuais CCs”, enfatizou Kniphoff.

Clipping - O INFORMATIVO DO VALE

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Kniphoff defende interesses de Lajeado no Plano Plurianual Participativo

Vereador Sérgio Kniphoff defendeu interesses de Lajeado no PPA Regional.

No último sábado aconteceu a primeira reunião do PPA Participativo do Governo do Estado do RS para ouvir reivindicações da macro região dos Vales do Taquari e Rio Pardo na UNISC em Santa Cruz do Sul. Era o momento de sociedade civil participar da elaboração do Orçamento Estadual.


Estiveram presentes várias lideranças regionais, das áreas da Segurança Pública, Educação, Saúde, Agricultura Familiar, Infra-estruturara(Acessos Asfálticos), etc. Eram vereadores, prefeitos, lideranças comunitárias, etc. Sentimos falta dos nossos dois deputados da região(federal e estadual) para ajudar-nos no reforço dos nossos pedidos. Os únicos deputados presentes foram Edson Brum e Heitor Schu, além dos secretários Jussara Cony e Afonso Motta.


A reunião foi presidida pelo Vice Governador Beto Grill. Na ocasião, o representante dos COREDES, Prof. Nei Lazzari, Reitor da UNIVATES, fez a defesa das reivindicações da região do Vale do Taquari:


a)Acesso Asfáltico aos municípios da região;


b) Defesa do Rio Taquari;


c) Investimento na Cadeia Produtiva e Agronegócio;


d)Turismo=Preparação p/Copa 2014 e a construção de um Centro de Eventos;


e) Acesso a Tecnologia da Informação p/todos os municípios do Vale;


f) Energia Elétrica adequada Região Alta do Vale;


g) Maior efetivo Polícia Civil e Brigada Militar, bem como condições adequadas de trabalho;


h) Regulação da Saúde Regional;


i) Formação do Trabalhador – Escola Técnica e Erradicação do analfabetismo;


j) Criação de uma Agência Regional de Desenvolvimento


O suplente de deputado Áureo Scherer, sempre presente nas reuniões onda se discute prioridades para o Vale do Taquari, defendeu nos seus 3 minutos a idéia de apoio e segurança para as famílias que vivem do trabalho na terra = o agronegócio familiar na região.



A atuação do Vereador no PPA Participativo dos Vales do Taquari e Rio Pardo.


A participação do Vereador Sergio Kniphoff nos 3 minutos que tinha direito, foi para ressaltar cada ponto levantado pelo representante do COREDE Vale Taquari, Prof. Nei Lazzari e do representante do Agronegócio, o suplente de deputado Áureo Scherer.


Sua fala focou principalmente a defesa do Rio Taquari e a questão da saúde, onde necessitamos urgentemente de um melhor estudo sobre o sistema de referência e contra referência no encaminhamento de doentes entre hospitais no Vale e sua relação com outras regiões, principalmente na área do trauma. “Os casos de necessidade de hospitalização nos dias de hoje envolvem 3 grandes situações clínicas ou cirúrgicas: 1) Partos; 2) Doenças Degenerativas como Câncer, Coração, etc.. (relativas ao envelhecimento); 3) Trauma como acidentes de trânsito ou trabalho.”


Defendeu a necessidade da Região do Vale do Taquari ter um Serviço de Atendimento de Urgências Regional próprio, principalmente com credenciamento para Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia.


Perguntou aos presentes se alguém com osso quebrado já havia tido a experiência de ser transportado de ambulância de uma cidade para outra. Concluiu dizendo; “Vivemos o absurdo de retornarmos ao século 19, onde os quebrados do Vale do Taquari devem ser encaminhados para Santa Cruz do Sul(+70 Km) ou para Canoas(+100 Km)”.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

KNIPHOFF PROPÕE FICHA LIMPA PARA CCs

O Vereador Sérgio Kniphoff -PT- apresentou na reunião desta terça-feira, Projeto de Lei, que se aprovado, vai barrar a contratação, para cargos públicos, como CCs e FGs, de pessoas que se enquadram nas restrições da Lei da Ficha Limpa.

“A Lei da “Ficha Limpa”, nacional, que entrará em vigor já nas próximas eleições, abrange apenas os cargos eletivos. É razoável se precaver, sobre possíveis contratações, para Cargos em Comissão, de pessoas que forem impedidas de concorrer, pela Justiça Eleitoral, por enquadramento na legislação vigente e torna-se urgente algumas atitudes de moralização da gestão pública", afirmou Kniphoff.


Durante a defesa do projeto Kniphoff frisou que a população brasileira está cansada de ser testemunha da prática de inúmeros ilícitos relacionados à gestão dos recursos públicos e que sensação de descrédito que os agentes políticos vêm experimentando na relação com os cidadãos é crescente em todo o país, não sendo diferente em Lajeado.


“Este projeto vem com um forte apelo à moralidade. Existe a necessidade de aplicar o projeto "Ficha Limpa", pela justiça, também no âmbito da Administração Pública no que se refere à ocupação de cargos de confiança tanto no Executivo, como no Legislativo Municipal," finalizou o parlamentar.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

SEGURANÇA PÚBLICA: KNIPHOFF PREOCUPADO COM FURTO DE VEÍCULOS


O vereador Sergio Kniphoff – PT- solicitou na reunião da Câmara, desta semana, que o Departamento Municipal de Trânsito, Secretaria do Planejamento e Uambla, estudem de maneira conjunta a viabilidade de implantação de Estacionamento Público, com vigilância, administrado pela própria Uambla, ou outra entidade do Município, nas quadras vazias junto ao Canal do Engenho na Av. Décio Martins Costa, bem como no Parque Professor Teobaldo Dick. . Tal pedido se justifica pela grande dificuldade de se encontrar vagas de estacionamento na área central do município de Lajeado, principalmente depois das mudanças realizadas no sistema viário, as quais foram reduzidas drasticamente. A implantação destes pontos de estacionamento ajudaria no combate ao roubo e furto de veículos que vem ocorrendo em grande número nas proximidades destes locais. Segundo informações divulgadas imprensa local, nos últimos 3 meses, quase 100 automóveis foram furtados, na sua grande maioria em horário comercial, ou seja, em plena luz do dia. Kniphoff solicitou, na mesma reunião, patrolamento e colocação de saibro ou brita, em toda a extensão e não em apenas alguns trechos, com ocorreu há alguns meses, quando da última reforma, na Estrada Geral e Rua Elizabeth Beuren em Alto Conventos, e também revisão de toda a iluminação pública e roçada nas proximidades das paradas de ônibus, em toda a área da mesma localidade.