Lajeado – O vereador Sérgio Kniphoff(foto), do PT, usou a tribuna da Câmara, esta semana, para manifestar toda a sua inconformidade com o fato de Lajeado não estar ainda preparado para enfrentar situações de emergência, como a decorrente de um acidente de trânsito que resultou na morte de um jovem que pilotava sua moto, e no estado gravíssimo em que ficou sua acompanhante. O fato se deu no cruzamento das ruas João Abott com Silva Jardim, e testemunhas afirmam que levou mais de meia hora para que chegasse socorro, mesmo sendo tão próximo da área central da cidade.
“É preciso que o secretário municipal da Saúde, Renato Specht, explique à população porque nenhuma ambulância do município foi deslocada até o local”, sugere o vereador. Mais do que isso, em requerimento encaminhado à Mesa Diretora do Legislativo, ele pede a apresentação imediata das planilhas de uso destas ambulâncias, ao longo do último mês, onde devem constar onde estavam, quem as tripulava e que serviços prestavam, em todas as horas de todos os dias.
Outra coisa que preocupa Sérgio Kniphoff é a demora na implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu 192), prometido há anos pela atual administração municipal, e não obtido devido a falhas no projeto apresentado ao Governo Federal. O vereador lembra que vários outros municípios, inclusive de menor porte e relevância regional, já receberam as ambulâncias. E que se elas já estivessem aqui, talvez pudessem ter salvo algumas vidas, como a perdida neste último acidente.
Como sugestão para resolver este problema, Sérgio Kniphoff sugere, por exemplo, que a Prefeitura tenha a coragem de não renovar o desnecessário e inexplicável convênio que mantêm com o Sicredi, que recebe mais de R$ 23 mil mensais para manter um posto bancário na sede do Executivo, mesmo depois do novo convênio firmado com a Caixa. Este valor economizado poderia ser aplicado na compra de intervenções da SOS Unimed, antigo Anjos de Plantão, até que a administração consiga superar as falhas cometidas e implante o Samu 192 em Lajeado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui seu comentário