terça-feira, 31 de maio de 2011

Audiência define futuro da CENTRAL



O Centro Regional de Tratamento e Recuperação do Alcoolismo -CENTRAL- terá como suporte uma comissão que deverá discutir o futuro da clínica, conforme foi definido em audiência pública realizada ontem, na Câmara de Vereadores. A atuação desse grupo deverá se iniciar oficialme nte no próximo dia 13, data da primeira reunião. Também ficou acertado que o grupo irá acompanhar a eleição da nova diretoria, prevista para o próximo dia 9.

O vereador Sergio Kniphoff, (na foto entre Eeloede Conzatti e Biluca Vanzin) que convocou a audiência, explica que a comissão irá não só acompanhar o pleito da nova diretoria, como também buscar viabilidade técnica e política para o funcionamento da Central. “O evento de hoje demonstrou a capacidade de as pessoas, uma vez reunidas, buscarem uma solução em conjunto.”No encontro estiveram presentes autoridades como o promotor Sérgio Diefenbach, em nome do Ministério Público, entre outras, ligadas à segurança. Como representante da Central, o assessor jurídico André Jaeger. O início da reunião esteve centralizado nos posicionamentos de Diefenbach e de Jaeger. De um lado, o representante do MP esclareceu os motivos pelos quais a clínica teve de ser submetida à adequação de normas.



O promotor explicou que o MP nunca teve a intenção de fechar a Central. “Desde o início, estivemos abertos ao diálogo e à negociação para que a clínica pudesse se adequar ao Termo de Ajustamento de Conduta, mas nunca se obteve esse diálogo com a direção da Central”, desabafa Diefenbach. Segundo o promotor, o próprio Roque Lopes teria se negado a dialogar com o MP.Em nome da Central, Jaeger admite que a clínica não estivesse conseguindo cumprir as exigências legais, por isso houve a suspensão do funcionamento da entidade. Ele ressalta que se trata de uma entidade beneficente assistencial, e que, portanto, não é um órgão prioritariamente pertencente à área da saúde. “A saúde é uma atividade-meio, e não uma atividade-fim”, justifica.


A audiência pública foi marcada pela participação da comunidade. As cadeiras do plenário estiveram parcialmente ocupadas por funcionários, ex-pacientes, representantes de outros órgãos de tratamento de dependentes químicos e demais interessados no futuro da Central. Desde o início, a conversação foi cronometrada para que cada categoria tivesse oportunidades iguais para se manifestar. Durante sua comunicação, o vereador Sergio Kniphoff, presidente da Comissão de Saúde Educação e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, ressaltou a importância do trabalho desempenhado por Roque Lopes. “A Central e Roque Lopes se confundem. A história da clínica faz parte da história recente da cidade”, observa.



A Comissão de apoio à Central ficou assim constiuída:



Sergio Kniphoff - Câmara de Vereadores
Renato Specht - Secretaria de Saúde de Lajeado

Jolci Leo Bolsi - 16ª Coordenadoria Regional de Saúde

Eliana Leipnitz - Funcionária da Central

Roberto Souza - Sindisaúde

Jeferson Queiroz - Lions Clube Lajeado Centro

Edson Kober - OAB Lajeado

Diana Vivian - Comen

José Romaci Reis - Polícia CiviL

Antônio Scussel - CRPO

Edson Rodrigues - Ex-interno da Central

sexta-feira, 27 de maio de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA BUSCARÁ SOLUÇÃO PARA IMPASSE NA CENTRAL

VEREADOR KNIPHOFF, DURANTE REUNIÃO DA CÂMARA DE VEREADORES NAS DEPENDÊNCIAS DA CENTRAL

A Comissão de Saúde Educação e Meio Ambiente, da Câmara de Vereadores, presidida por Sérgio Kniphoff, estará promovendo na próxima segunda-feira uma Audiência Pública com o objetivo de encontrar uma solução consensuada para o impasse que envolve o Centro Regional de Tratamento e Recuperação do Alcoolismo – CENTRAL, cuja ameaça de fechamento preocupa toda população lajeadense e regional.
Para tanto, estão sendo convidados; Ministério Público, Poder Executivo, Poder Legislativo, Secretaria Estadual da Saúde, Deputados Estaduais e Federais vinculados ao Vale do Taquari, Conselhos Municipais afins, Direção e funcionários da CENTRAL, ACIL, CDL, Brigada Militar, Ploicía Civil e a comunidade em geral
O encontro acontece nas dependências do Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 19:30 horas.
"A CENTRAL não pode fechar, e a comunidade precisa através da mobilização de todos se fazer presente neste evento, tanto para entender o problema, como para trazer contribuições construtivas para manter o atendimento."
Mais informações
39821157
Gabinete do Vereador Kniphoff com Eloir ou Noêmia ou
99964957
Verador Sérgio Kniphoff

segunda-feira, 16 de maio de 2011

KNIPHOFF PARTICIPA DE ASSEMBLÉIA GERAL DO SINDICATO DOS EMPREGADOS NAS INDUSTRIAS DO MOBILIÁRIO E CONSTRUÇÃO CIVIL



Ocorreu no último sábado, dia 14, a Assembléia Geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Mobiliário e Similares de Lajeado e Vale do Taquari. Estiveram presentes, no Ginásio do Bairro Montanha, em torno de 700 associados e dzenas de lideranças sindicais e políticas de Lajeado e região.


O vereador Sérgio Kniphoff(foto) lembrou o grande momento, pelo qual a construçaõ civil passa.


"Nos últimos 8 anos, o sonho da casa própria passou a ser realidade para o cidadão", afirmou o Parlamentar durante seu pronunciamento.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

KNIPHOFF ANUNCIA QUE CONSTRUÇÃO DA UPA COMEÇA EM, ATÉ, 90 DIAS




O Vereador Sérgio Kniphoff –PT-, preocupado com tantas reclamações feitas por usuários e após veemente manifestação, em plenário, de diversos vereadores com relação ao atendimento no Pronto Socorro do Hospital Bruno Born, foi buscar informações a respeito da construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no município de Lajeado.

Segundo o Vereador a construção da UPA passou a ser uma peça importante na gestão do sistema, uma vez que vai desafogar o atendimento no Pronto Socorro que deveria ser restrito ao atendimento das emergências, sendo que casos menos graves deverão ser atendidos na UPA. “A situação do atendimento das urgências e emergências da região, principalmente do município de Lajeado, necessita de uma reestruturação o mais breve possível”, frisou o Parlamentar.

Sobre a UPA, sabe-se que a obra havia sido projetada para entrar em funcionamento ainda em 2010, tendo a Municipalidade local disponibilizado o terreno com a devida terraplanagem e o Governo Federal liberado os recursos. No entanto fatores alheios corroboraram para que a obra não iniciasse.

Nesta segunda feira, dia 09, em contato pessoal com o Sr Breno Machado do DAHA (Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial), da Secretaria Estadual da Saúde, departamento responsável pela regulação das urgências e emergências no estado do Rio Grande do Sul, Kniphoff obteve a confirmação da liberação, por parte do Governo do Estado, dos recursos destinados para a construção UPA – Lajeado. “Agora, vencidos todos os entraves, e cumprindo-se as formalidades legais, espera-se para no máximo 90 dias o inicío da obra” finalizou o Vereador.