quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Kniphoff quer que Prefeitura manifeste interesse pelo REDEC

Lajeado – O vereador Sérgio Kniphoff, do PT, solicitou envio de ofício ao Poder Executivo solicitando que a municipalidade manifeste com urgência, junto ao Governo do Estado, o interesse de Lajeado ser sede regional da REDEC ( Regional de Defesa Civil).
O órgão vinculado diretamente à Defesa Civil do Estado, tem como funções a elaboração de projetos e ações preventivas voltadas para áreas e situações de risco em sintonia com os municípios, alem de aproximar o agente de defesa civil estadual com o municipal. “A instalação da REDEC em Lajeado trará agilidade na resposta ao município em caso de eventos adversos como enchentes, temporais, entre outros, por isso não podemos perder essa oportunidade, visto que Lajeado está listado como uma das sedes, faltando apenas a demonstração de interesse dos órgãos envolvidos”, afirmou Kniphoff.

Outro requerimento apresentado por Kniphoff foi também um pedido de envio de ofício ao Departamento Municipal de Trânsito solicitando que sejam enviadas para a Casa, diversas informações sobre o trânsito do município. O parlamentar quer saber se a empresa contratada pelo Executivo para realizar o projeto de reformulação do sistema de trânsito continua prestando serviços de consultoria e assessoramento ao município, qual o custo das obras para realização do bloqueio e, agora, desbloqueio que permite, novamente, a conversão à esquerda em dois pontos da Avenida Senador Alberto Pasqualini.

Também foram solicitadas informações sobre o número de sinaleiras que existiam antes das mudanças, quantas existem hoje e quantas ainda serão instaladas nas ruas que tiveram o trânsito modificado. “O grande número de sinaleiras instaladas, necessárias para regulamentar o atual modelo de trânsito aponta para falhas no sistema central de trânsito do município”, concluiu o vereador.

RETORNO APÓS DUAS SEMANAS DE LICENÇA

Gostaria de cumprimentar o trabalho desenvolvido pelo companheiro Ricardo Ewald, durante o tempo em que esteve desempenhando a função de vereador nestas duas últimas semanas. O rodízio é um instrumento importante na aquisição de experiência por parte dos suplentes de vereador, uma vez que num futuro próximo com certeza ocuparão uma vaga em definitivo.
Algumas mudanças estão ocorrendo no Gabinete. Deixaremos de contar com o excelente trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo jornalista, companheiro e amigo Solon Saldanha. Afastou-se para desenvolver outras atividades, assumindo novos desafios. Acredito que por sua competência, perseverança, coerência e seriedade com que desempenha a sua profissão, nenhum desafio é grande demais para ele. Tenho apenas que agradecer a sua enorme ajuda na realização do trabalho, a sua fidelidade ideológica, garantindo o equilíbrio necessário para que eu pudesse desempenhar a função de vereador e minha profissão, de forma simultânea.
Por enquanto, o Gabinete contará com o trabalho de assessoria desempenhado pelo companheiro Eloir Sergio Deitos, com a mesma atenção e qualidade que tentamos oferecer durante esses 22 meses de mandato. Não deixem de enviar sugestões e críticas, pois através delas poderemos pautar nossa atividade de representar verdadeiramente a população lajeadense.

sábado, 9 de outubro de 2010

Licença de duas semanas

Durante as próximas duas semanas estarei de licença da Câmara de Vereadores, para resolução de problemas de ordem pessoal e ao mesmo tempo promover o necessário rodízio entre os vereadores eleitos e os suplentes. Uma vez que um vereador, na maioria das vezes, somente consegue se eleger com o somatório dos votos de todos candidatos do mesmo partido ou coligação. Desta forma é valorizado o trabalho dos candidatos que não se elegeram, mas que indiretamente ajudaram na eleição dos mais votados. Vejam o exemplo da Deputada Luciana Genro. Foi uma das mais votadas no estado, mas o somatório dos votos de todos os candidatos do seu partido, não chegou ao número suficiente para eleger um deputado e ela não foi eleita. Pode ser injusto, mas esta é regra.
Este tempo também servirá para uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido até aqui. Mudanças e avanços são sempre necessários para ajustar as coisas ao seu tempo real. E estas mudanças já estão em andamento.
O atendimento no gabinete segue normal neste período de 2 semanas ( 8 a 22 outubro) durante a atuação do Vereador Ricardo Ewald, que também é o Presidente do Sindicato dos Comerciários.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

SECRETÁRIO MUNICIPAL TEM EMPRESA QUE EXPLORA SERVIÇO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO BAIRRO PLANALTO

Vereador lamenta situação
Moradores do Bairro Planalto procuraram, na segunda-feira, o gabinete do vereador Sérgio Kniphoff, do PT, para reclamar contra o preço que vem sendo cobrado pelo abastecimento de água nas suas residências. E apresentaram recibos que serviriam para comprovar. Só que, ao analisar estas contas, o que o vereador percebeu foram outras irregularidades. “A primeira coisa, que me deixou estarrecido, foi constatar que esta água é vendida pelo secretário municipal da Saúde. Isso é no mínimo questionável eticamente, uma vez que o cargo público ocupado na atual administração e não poderia estar sendo beneficiado por uma concessão para exploração deste tipo de serviço.O acesso à água é um bem universal e existe legislação federal específica determinando que isso seja assegurado pelos poderes públicos”, lembra o vereador
No caso de Lajeado, além da Corsan, algumas associações de água foram constituídas legalmente para garantir este abastecimento. Enquanto a Prefeitura não se colocar ao lado dos moradores, garantindo o fornecimento por uma empresa pública, deveria no mínimo ajudar na organização de uma Associação de Água por parte dos moradores e não permitir que uma empresa privada explore o serviço. Ainda mais com uma empresa de propriedade de um Secretário Municipal.
“É extremamente preocupante isso tudo. A prefeita Carmen Regina tem que dar explicações imediatas para toda a comunidade, demonstrando dessa forma lisura e ética. Não sendo assim, estaremos diante de mais um caso em que a coisa pública é confundida com a privada, tornando-se propriedade de quem deveria simplesmente gerir”, conclui Kniphoff.